Home  I  Índice   I  Livros  I  Links   I  Download   I  Quem Sou   I  Fórum Log


 
Quem sou eu - Fernando Barrichelo     
 
Resumo
Engenheiro pela POLI-USP, fiz pós-graduação em administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Master in Business Administration (MBA) na Carnegie Mellon University, Pittsburgh, EUA. Trabalho como executivo numa empresa do serviço financeiro.

Como comecei com Teoria dos Jogos
Usei Teoria dos Jogos no MBA na aula de Experimental Approach for Business Strategy (prof. Robert Miller). Utilizávamos um software para modelar "jogos", ou seja, situações estratégicas com interações entre participantes cujos ganhos dependem das escolhas feitas pelos outros. [Ver Nota 1]

Também fui Assistente de Professor na mesma disciplina (prof. Vesna Prasnikar). Minha função era ser tutor de alunos, corrigir provas e tirar dúvidas. Ganhei o prêmio de Melhor Assistente de Professor (TA-Teacher Assistant) do MBA do ano.

Na aula de Business Strategy Project (prof. Jeffrey Willians), fiz um paper para traduzir a Teoria dos Jogos para a vida cotidiana dos gerentes de empresas ao discutir as suas limitações práticas. Foi eleito o melhor paper de estratégia do ano. O paper está disponível para download aqui.

O que faço agora
Desde lá tenho lido muitos livros, papers e sites para aprender mais e verificar como ensinar as pessoas a Teoria dos Jogos sem grande rigor matemático e voltado a aplicações empresariais. Acho que comprei tudo que existia na Amazon.

Ao escrever os textos deste site estou, simultaneamente, criando o esqueleto do livro que pretendo publicar em breve. O foco será o uso da Teoria dos Jogos como uma forma de raciocínio estratégico para o dia a dia.

Terei prazer em discutir sobre Teoria dos Jogos com aqueles que me procurarem. Para isso, basta escrever algo nos campos abaixo. Este site é feito nas minhas horas vagas, por isso não prometo responder tão rápido, mas podemos trocar idéias.
 
 

Este software é freeware desenvolvido pelos professores Robert Miller e Vesna Prasnikar e encontra-se no site ComLabGames. A grande vantagem é que ele cria um endereço IP e os jogadores interagem online pela internet.
 

Próximo Artigo: Porque escrevo sobre o pensamento humano
Artigo Anterior: Tudo isso parece intuitivo, então por que a Teoria dos Jogos?
 
 
 
 
 
Versão para impressão
 
 
Compartilhe
 
 
 
Follow teoriadosjogos on Twitter
 
Deixe seu comentário

Artigo Anterior:
Tudo isso parece intuitivo, então por que a Teoria dos Jogos?
 
Próximo Artigo:
Porque escrevo sobre o pensamento humano

 
Explore no site:

Artigos
Blog
Livros
Autores
Links
Download
Quem sou eu
Forum de Discussão
Comentários: [Deixe seu comentário]
Olá Fernando,tudo bem ?
Em primeiro lugar gostaria muito de agradecê-lo pela oportunidade de nós proporcionar acesso ao seu vasto conhecimento.Eu trabalho com cinema,documentários(direção) e estou me formando em Adm de Empresas. Tenho muito interesse em conhecer mais sobre a teoria dos jogos e como aplica-la nodia a dia. Assim como tenho estudado sobre comportamento do consumo e estratégias.
Voce oferece palestras,ou cursos na área ?
Desde já agadeço, e mais uma vez obrigado pelo excelente conteudo.
 
Walter Palhares - walter.palhares@yahoo.com.br - 5/3/2016 Votou como Muito Bom
Olá Fernando,
Gostei muito de sua visão ambiciosa de encontrar formas práticas de aplicação da Teoria dos Jogos.
Há uns anos, comecei a me interessar em Psicologia Econômica e Teoria dos jogos também e, junto com um amigo, começamos a desenvolver uma ideia que depois caiu no esquecimento: basicamente seria criar um sistema para identificar padrões de comportamento dos tomadores de decisão que identificasse as falhas de decisão mais corriqueiras e mostrasse onde cada indivíduo poderia atuar para melhorar suas decisões.
Como perdi o contato com esse amigo e deixei o projeto de lado, publiquei o rascunho dessas ideias em meu blog:
http://pedrodrudi.zip.net/arch2012-06-01_2012-06-30.html#2012_06-14_23_36_18-100265537-0

Caso ache interessante, poderíamos debater o assunto.

Agradeço a atenção.
 
Pedro Drudi - pedro.drudi86@gmail.com - 24/8/2015 Votou como Muito Bom
Caro Fernando, acessei há pouco a sua página (por acaso), procurando, sobre o tema, uma referência bibliográfica para embasar um trabalho.
Ocorre que gostei muito do que li em seu sítio, mas as dúvidas começam a me incomodar... rs. Afinal, quando (ano) foi que escrevestes o texto "O que é Teoria dos Jogos"? Esta página, faz tempo que você escreve? E seu livro (o que menciona): quando sairá - ou se já saiu?

No mais, parabéns! Ótimo trabalho

Marconi
 
Marconi Moura de Lima - marconi1113@hotmail.com - 27/7/2015 Votou como Muito Bom
Olá Fernando. Estou absolutamente encantada pelo assunto, principalmente depois de ler seus textos. Sou professora de comunicação e marketing e vou iniciar o próximo semestre dando a disciplina Gestão de agência de comunicação. Ao planejar as aulas, me inspirei em trabalhar a gestão com os meus alunos pelo viés da teoria de jogos empresariais. No entanto, não sabia nada a respeito e estou no momento "lendo tudo o que existe sobre" Teoria dos Jogos. Para minha sorte (e surpresa) me depararei com seus textos. Caso seja possível, preciso de ajuda para poder entender como realizar a dinâmica dos jogos (ou ainda mais especificamente a mecânica) com os grupos de alunos. Penso que se não domino o tema não vou saber como aplicá-lo. Talvez você pudesse me orientar com alguma bibliografia (de prática e exemplos), dissociada da matemática e mais focada em estratégias empresariais, pois penso que alunos de graduação em publicidade não iriam motivar-se com aulas de matemática. Enfim, agradeço caso possa me ajudar e parabéns por seu trabalho.  
Denise Bazzan - denise@ideamkt.com.br - 23/6/2015 Votou como Muito Bom
Eu amo a teoria do equilíbrio, foi um prazer encontrar seu site é maravilhoso obrigada. Muito obrigada.  
Terezinha - terezinhast27@hotmail.com - 7/3/2015 Votou como Muito Bom
Boa tarde. Professor em primeiro lugar não posso deixar de elogiar e ao mesmo tempo agradecer pela nobre iniciativa. Tenho muito interesse em Teoria dos Jogos. Porém, me deparei com os artigos do professor Ariel Rubinstein que falam da aplicabilidade da teoria dos jogos. Para ele, a teoria dos jogos não tem aplicação "direta" . Para o senhor ela tem uma aplicação direta na vida, no dia a dia? O que quero dizer é ...O senhor concorda com ele? Na verdade esse senhor está jogando um balde de água fria nos estudantes de Teoria dos Jogos. Abraços.  
Antonio Carlos - antoniocampeao@gmail.com - 13/12/2014 Votou como Muito Bom
PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO TRABALHO, ESCREVI MEU TCC SOBRE A TEORIA DOS JOGOS E SEU SITE FOI UMA FONTE DE INSPIRAÇÃO, PRETENDO ME APROFUNDAR CADA VEZ MAIS NESSA ÁREA QUE É DE UM POTENCIAL MARAVILHOSO.
ABRAÇO
 
Marcelo Augusto - marcelo.braves@yahoo.com.br - 10/10/2014 Votou como Muito Bom
Cara, amei seu trabalho aqui no site. Sou aluno da UFC e estudo estatística, e minha linha de pesquisa é justamente a Teoria dos Jogos, queria mesmo passar pra agradecer. Material importantíssimo e extremamente enriquecedor. Agora queria alguma recomendação a respeito de livros, já que essa área, pelo menos nas universidades daqui, são da área de administração e economia, não é muito voltada pra estatística, e estava atrás de um material voltado pra essa área. Desde já agradeço muito.  
Paulo Ricardo Gorayeb - paulogorayeb.statisticum@gmail.com - 9/9/2014 Votou como Muito Bom
Olá, Fernando!
Eu me chamo Marcel e estou cursando economia na UFPR.
A primeira vez que ouvi falar sobre teoria dos jogos foi no filme "Uma mente brilhante". Naquela época eu não entendia nada sobre o assunto, mas mesmo assim gostei do filme.
Após começar a cursar economia e aprender melhor sobre a teoria dos jogos, assisti novamente o filme e achei muito melhor do que a primeira vez que assisti.
Hoje estou terminando o curso de economia, e para to tema do meu TCC escolhi fazer algo relacionado a algum tema que eu possa envolver a teoria dos jogos. Como estou começando um e-commerce, uni o útil ao agradável, e decidi fazer um tcc sobre "Análise comportamental do consumidor diante da expansão do e-commerce".
Gostaria de saber se você pode me ajudar com o meu TCC. Ajudas com referências bibliográficas, discussão sobre o tema, análise do meu tcc etc. Desculpa se eu estiver pedindo demais, mas lendo seu site tenho certeza que você tem um conhecimento enorme que poderia agregar muito valor ao meu trabalho.

E parabéns pelo seu site! Excelente referência!

Muito obrigado!
 
Marcel Takemoto - marcel.st89@gmail.com - 2/9/2014 Votou como Muito Bom
OLÁ MEU NOME É MARIA ANTONIA LISBOA SOU ACADEMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FUI INSTRUIDA PELO PROF.MARLON WOLFF A CONSULTAR ESTE SITE SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES.GOSTEI DESTE CONTEUDO,ESTOU INICIANDO AGORA E GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DE COMO APRENDER APLICAR, POIS TENHO INTRESSE EM ENTENDER MAIS,POIS ÍSSO VAI ME AJUDAR NA MINHA CADEIRA.  
MARIA ANTONIA A LISBOA - MARIAANTONIA1607@HOTMAIL.COM - 22/8/2014 Votou como Muito Bom
Boa noite, me chamo Ana Teresa, sou acadêmica do curso de Administração e tenho essa disciplina, fui indica pelo professor Marllon Wolff, que ministra a mesma, para visitar este site. Gostei do conteúdo abordado para obter conhecimento e prática sobre a disciplina.  
Ana Teresa - anaribeiro87880@gmail.com - 22/8/2014 Votou como Muito Bom
OLÁ MEU NOME É MARIA ANTONIA LISBOA SOU ACADEMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FUI INSTRUIDA PELO PROF.MARLON WOLFF A CONSULTAR ESTE SITE SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES.GOSTEI DESTE CONTEUDO,ESTOU INICIANDO AGORA E GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DE COMO APRENDER APLICAR, POIS TENHO INTRESSE EM ENTENDER MAIS,POIS ÍSSO VAI ME AJUDAR NA MINHA CADEIRA.  
MARIA ANTONIA A LISBOA - MARIAANTONIA1607@HOTMAIL.COM - 22/8/2014 Votou como Muito Bom
meu nome é Patricia Barros, o professor Marlon Wolff nos instruiu a entrar no site, gostei muito do conteúdo,pois irá me ajudar a entender mais a disciplina teoria dos jogos.  
Patricia Barros - patriciapatybf@hotmail.com - 22/8/2014 Votou como Muito Bom
Olá meu nome Jorge Ewandro sou acadêmico do curso de administração fui instruído pelo professor: Marlon Wolff a consultar este site sobre suas contribuições. E gostei muito de suas abordagens que com certeza ira me ajudar na minha vida acadêmica, pessoal, profissional.  
Jorge Ewandro - j.ewandro@yahoo.com.br - 22/8/2014 Votou como Muito Bom
Muito obrigado pela exponteneidade e interesse em interagir sobre a teoria de jogos. Gostaria de aprofundar os conhecimentos minimos que tenho sobre a teoria de jogos e sobre a pesquisa operacional no geral.  
Julio Alexandre Mathusse - chicumba@gmail.com - 29/5/2014 Votou como Muito Bom
Parabéns pelo site.
Gostaria de saber se pode me mandar algum material para aplicar teoria dos jogos a robótica.
Obrigado.
 
Jefferson Góes - jeffersonwgoes@gmail.com - 29/3/2014 Votou como Muito Bom
Olá Fernando,

Parabéns por este tão bom trabalho. Sou professor do ensino fundamental e médio das escolas públicas de São Paulo. No meu trabalho utilizo jogos como forma de passar o conteúdo e tentar aumentar o interesse dos alunos pela matemática, no entanto tento aproveitar os jogos também para desenvolver o raciocínio lógico e o poder de tomada de decisões pelos alunos, este segundo aspecto tem interessado mais aos alunos e tem feito com que o primeiro objetivo fosse alcançado naturalmente. Recentemente surgiu a oportunidade de um mestrado profissional em matemática, o PROFMAT, ministrado principalmente pelo IMPA e SBM mas em parceria com Federais, USP e Unicamp. Escolhi como tema a Teoria dos Jogos e estou muito interessado nesta aula piloto e se possível conversar com você. Desde já agradeço.
 
Emanoel Fabiano - emanoel.pereira@uol.com.br - 3/3/2014 Votou como Muito Bom
Prezado Fernando,

Parabens pelo seu site e pelo convite incentivador ao mundo da teoria de jogos.
Espero receber uma resposta sua. Na procura de algo que pudesse me esclarecer a representacao da funcao caracteristica na forma minimax de von Neumann e Morgenstern (Myerson, 1997), vim ca parar. Infelizmente, nao vi algo a respeito e curiosamente nao citas o livro na sua lista.
Poderias dar-me algumas dicas sobre:
Como calcular a characteristic function in minimax representantion?
Suponha que tenha um conjunto de 6 jogadores como encontrar a funcao caracteristica v(S) nos jogos cooperativos?
Sabe-se que v:2^n to R entao, tendo n=6 teriamos 2^6-1 coalizoes, como lidar com algo do genero?

Um grande abraco e espero muito le-lo.
R

P.S: Queria tanto ter um feedback seu mas, nao desejo tornar o meu publico; poderia sugerir-me outro modo de modos que leia a sua resposta?
 
Tony Rene - mathematica@sapo.pt - 1/2/2014 Votou como Muito Bom
Olá sou Evandro Vieira e estou terminando uma pós em Direito Penal Econômico na FGV e vou rumar para o mestrado. Identifiquei aplicabilidade da Teoria dos Jogos na Política Criminal voltada à criminalidade econômica e da empresa, sendo este o tema do micrômetro de pesquisa para o mestrado. Gostaria de trocar experiências sobre o assunto, ficando a disposição para a aula piloto ou para grupos de discussões. Parabéns pelo site e pela iniciativa.  
Evandro Vieira - vieira.evandro@uol.com.br - 5/11/2013 Votou como Muito Bom
 
cintia - cintiac65@gmail.com - 7/10/2013 Votou como Muito Bom
Bom dia! Parabéns pelo site, muito didático! Sou engenheira, mestre em transportes, fiz mba em gerenciamento de projetos na fgv e uma especialização em políticas publicas na unesp. Ministrei as matérias de pesquisa operacional e teoria de jogos por dez anos ( fui professora homenageada pelas dez turmas) sempre busquei tornar o aprendizado destas matérias menos árduo, por isso me identifiquei com sua linha de pensamento. Sai da área acadêmica e hoje sou conselheira (ja fui diretora industrial) em uma empresa sucroalcooleira de porte médio. Acho que estou me aposentando e isso me da um certo desespero...afinal tenho são 40 anos....enfim, estou interessada sobre sua aula piloto. Gostaria de saber mais!
Obrigada e grande abraço
Patricia sarkis
 
Patricia Sarkis - patricia@usinaalvorada.com.br - 12/9/2013 Votou como Muito Bom
Estimado Fernando, parabéns pelo site sobre o teoria dos jogos.
Gostaria de saber se poderia me ajudar a melhor compreender uma questão.
Estou escrevendo minha tese de pós-doutoramento em Direito e meu tema versa sobre "Os riscos e consequências da infiltração das redes ilícitas (crime organizado) nas instituições públicas governamentais".
O que ocorre é que dentro do tema irei abordar a temática da corrupção daquelas pessoas que acabam vindo laborar, na condição de funcionários públicos, para organizações criminosas.
Estive com meu orientador em Portugal e ele me pediu para fazer um "link" entre a questão da corrupção e a teoria dos jogos.
Gostaria se possível e sendo o senhor um expert no assunto, que pudesse me ajudar a melhor compreender esta ligação entre os temas.
Seria mais menos este meu raciocínio:
A teoria dos jogos pretende salientar como um modelo intelectual pensado para estudar e formalizar as relações de cooperação entre os seres humanos tem contribuído, inadvertidamente, para reduzir as relações humanas ao cálculo estratégico, à racionalidade instrumental e à análise de custos benefícios, contribuindo para a erosão da moralidade política e para a desconsideração de valores básicos de verdade, integridade e justiça.
O resultado é que alguns acabam por encontrar na teoria dos jogos (mais) uma justificação para ver nas estruturas estaduais e nas instituições e normas estabelecidas nada mais do que peças no tabuleiro do jogo que podem livremente utilizar, sem constrições axiológicas, se, como e na medida em que os seus próprios interesses estratégicos determinam.
Ou seja, sempre que acharem que corromper as instituições, controlá-las por dentro e violar a lei contribuem para maximizar os seus próprios interesses, esse será o curso de ação adotado por indivíduos e grupos.
E a teoria dos jogos, mesmo sem querer, acaba por ser uma justificação com suficiente aparência científica para legitimar esse comportamento
Seria este um caminho correto para se interpretar a temática da teoria dos jogos aplicada aos casos de reconfiguração cooptada do Estado por parte da delinquência organizada?
Grande abraço, Flávio Pereira (flaviocardosopereira@hotmail.com)
 
Flávio Pereira - flaviocardosopereira@hotmail.com - 13/8/2013 Votou como Muito Bom
Ola Fernando
Tudo bem?
Gostaria de parabeniza-lo por ser tao didata para explicar a teoria dos jogos. Eu gostaria muito de comprar o seu livro quando for publicado.
Sou sociologa e gosto muito de matematica, decidi fazer um doutorado usando teoria dos jogos quando voltei a estudar matematica num curso preparatorio para o GMAT. O meu doutorado sera na area de cooperação para o desenvolvimento internacional em que resumidamente eu gostaria de propor um jogo cooperativo entre paises e agencias de cooperacao para maximizar o impacto dos seus projetos sociais a fim de reduzir a pobreza.Acho a teoria dos jogos fascinante e claro eu nao estudei muito, apenas superficialmente na disciplina de ciencias politicas da USP,entao eu precisaria estudar mais sobre a Cooperative Game theory e gostaria de saber se voce acha que eu poderia estudar sozinha pelos links recomendados pelo seu site ou se voce poderia me sugerir um curso especifico de teoria dos jogos. Eu conversei com a Prof Marilda da USP,e ela me aceitou na disciplina dela de pos graduação, mas infelizmente nao pude cursar por conta dos horarios do curso e tambem me questionei se eu nao precisava estudar mais matematica para acompanhar o curso dela. Apesar de ser sociologa e ao contrario de muitos sociologos brasileiros e colegas, eu gosto muito de matematica e nao tenho nenhuma resistencia a estuda-la. Podemos conversar mais a respeito da teoria dos jogos aplicada a minha pesquisa caso voce tenha mais interesse. Muito obrigada pelo seu site,achei muito bem escrito e claro. Parabens
 
Patricia Antunes - patriciantunes@hotmail.com - 31/7/2013 Votou como Muito Bom
Fernando, parabéns pelo teu texto, claro, direto, simples e completo...
Se lançar o livro, convide-nos.
Abs, Prof. Giba Canto.
 
Giba Canto - gncanto@hotmail.com - 24/3/2013 Votou como Muito Bom
Primeiramente quero dizer que estou muito feliz em saber que continua o projeto do livro, no dia do lancamento estarei presente.
Sei que nao e tao facil aplicar a teoria dos jogos no dia a dia,mas nos leva pensar melhor sobre estratégia.

Seria interessante se tivesse no livro um case baseado na teoria dos jogos.

Um grande abraço.

Oliveira
 
Oliveira - marcos.oliveira@itau-unibanco.com.br - 20/3/2013 Votou como Muito Bom
Bacana seus textos. Estou lendo: "Tudo é obvio - desde que vc saiba a resposta." e vim para aqui, no seu site.
Leio por prazer. Achei seus textos superdidáticos.

Parabéns
 
Arquimedes matias cardoso - arquimedes.matias@gmail.com - 14/3/2013 Votou como Muito Bom
Olá Fernando,

Pelo que você disse, você já teve acesso e possui uma biblioteca de livros sobre Teoria dos Jogos. Você sabe me informar que livros tratam de Teoria dos Jogos aplicada à informática/computação com exemplos e etc. (até agora ví alguns aplicados à área de Redes de Computadores, apenas)

Eu curso mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Pará (UFPA) [na área de Engenharia de Software] e estou considerando utilizar Teoria dos Jogos na minha dissertação, especificamente para a alocação de pessoas em processos de software.

Desde já muitíssimo obrigado.
 
Thiago Jorge Almeida dos Santos - thiago.tjas@gmail.com - 14/3/2013 Votou como Muito Bom
Caro Fernando, olá e muito bom o seu Trabalho, enviei um email ao Sr, pelo ig, talvez não chegou, meu nome é Guilherme F. ,estou me candidatando a voluntário, mas apenas preciso do prazo e data do evento para saber se posso confirmar.Até.  
Guilherme Felipe - ecogm@bol.com.br - 5/2/2013 Votou como Muito Bom
Olá Fernando,

meu nome é Marcelo do Vale, estou finalizando meu curso de Eng. de Produção e estou fazendo meu projeto final II sobre Teoria dos Jogos como ferramenta para formação de alianças estratégicas.

Por favor, pode me ajudar com indicações de estudos de casos que utilizaram a Teoria dos Jogos como ferramenta para cooperação? Preciso compilar 3 trabalhos com o meu projeto.

Desde já agradeço sua ajuda.

Marcelo
 
Marcelo do Vale - vale_marcelo@yahoo.com.br - 3/1/2013 Votou como Muito Bom
Fernando, boa tarde!

Seu site é ótimo, conheci melhor sobre a teoria dos jogos através do professor Paulo Vicente da Fundação Dom Cabral, e desde então tenho me interessado muito no tema.

Abraço
 
Samuel F Cortez - samuelshark@gmail.com - 18/12/2012 Votou como Muito Bom
Olá Fernando!
Muito bom o seus artigos!

Conheci seu site coincidentemente no mesmo período em que estou lendo o Gene Egoísta do Richard Dawkins.

No capítulo 5 "AGRESSÃO: ESTABILIDADE E A MÁQUINA EGOÍSTA" o autor utiliza a teoria dos jogos para explicar porque das "máquinas de sobrevivência" preferirem muitas vezes não matar seu oponente em uma disputa direta. Ele utiliza como caso hipotético Gavião e Pombo.
Tentei montar uma matriz de resultados e calcular a Estratégia Evolutivamente Estavel (EEE), citada pelo autor, porém sem sucesso.

Acho que daria um excelente artigo para seu site, além de esclarecer minhas dúvidas e ajudar a por em prática os conceitos...

Um abraço!
 
Rildo - rildo17@gmail.com - 4/12/2012 Votou como Muito Bom
 
neidi - - 3/10/2012 Votou como Muito Bom
Olá Fernando, prazer ... o meu nome também é Fernando. Comecei a me interessar sobre essa Teoria de Nash e queria aplica-lo na área política do meu estado (Maranhão), tenho muito o que pesquisar, se puderes me ajudar será bem vindo. Muito Obrigado.  
Luis Fernando - fernando.castro1990@hotmail.com - 12/9/2012 Votou como Muito Bom
Olá Fernando. Vivo em Portugal e pretendo voltar para o Brasil em breve. Planejo abrir um açougue com molde europeu adaptado ao sistema nordestino de carnes com estratégias de fidelização de clientes, preços sedutores. Antes de ler seu site eu ja pensava por antecipação, sempre me pus no lugar do meu "futuro cliente". Acho que estava utilizando a Teoria dos Jogos sem saber. Estou agindo bem? O que me falta?  
Jordan - jordanosantos@hotmail.com - 16/8/2012 Votou como Muito Bom
Oi Fernando,

Encontramos no "Nash Fest" em 2010. Se tiver tempo para um café, por favor me ligue.

Abs, Renato Reichmann
 
Renato - rrr@erdl.com.br - 16/8/2012 Votou como Muito Bom
Fernando,
Gostaria de pedir orientação referente a este campo de atuação, pois como pode ler aqui não é muito aplicável a Teoria dos Jogos com a realidade das empresas, principalmente voltada a área de consultoria.
Para tanto gostaria de pedir-te maiores orientações já que estou ainda no processo de formação na universidade e tenho muito interesse de atuar nessa área como consultor.

Muito Grato
 
Rodrigo Aponte Mazza - rodrigoam.inova@gmail.com - 3/8/2012 Votou como Muito Bom
Encontrar esse site foi uma surpresa para mim. Não imaginava que no Brasil tivessemos pessoas dispostas a prestar um serviço tão importante, com um conteúdo tão rico e gratuitamente. Felicidades e sucesso.  
Daniel Silva - daniel11@oi.com.br - 25/7/2012 Votou como Muito Bom
O site e muito bom queria saber se vc ja publicou seu livro pois eu quero um exemplar abracos.....  
waldir costa - waldirferreira51@yahoo.com - 15/5/2012 Votou como Muito Bom
Oi Fernando! Gostaria de te entrevistar. Qual o seu telefone? O meu é 11 3037 8672. Meu e-mail é silvia.araujo@abril.com.br Como poderia falar com você? abraço. Sílvia  
Silvia Araujo - silvia.araujo@abril.com.br - 18/4/2012
Parabéns pelo site! Estou iniciando nesta área e achei muito interessante os artigos. Gostei muito do site. Ele tem me ajudo muito a entender mais.  
Talita Mesquita - talita.mesquita@bol.com.br - 13/4/2012 Votou como Muito Bom
Prezado Fernando. No outro e-mail que lhe enviei no seu primeiro artigo sobre a teoria dos jogos faltou dizer o seguinte:

Estou lendo um livro fantástico do Edgar Morin chamado "Ciência com consciência", onde ele inclusive cita a teoria dos jogos. A leitura que vou fazer dos seus artigos será com base nesta premissa estratégica: buscar
os pontos em comum com a teoria da complexidade do Morin, a teoria quântica e a teoria dos jogos.
Não sei se este trabalho terá alguma aplicação no campo empresarial, mas se não tiver, atenderá, espero eu, ao nosso lazer estratégico.
Abraços
Mtnos Calil
Consultor organizacional - São Paulo, SP
 
Mtnos Calil - mtnos_calil@yahoo.com.br - 7/4/2012 Votou como Muito Bom
Parabéns e obrigado pela bela iniciativa.  
Carlos Alberto de Sousa - casalberto@gmx.net - 19/3/2012 Votou como Muito Bom
Olá Fernando,

Assim como você, sou engenheiro da Poli, trabalhei no mesmo banco em que você trabalha e recentemente fiz MBA em Rochester nos EUA com enfase em Estratégia e na época me apaixonei por Game Theory.
Tenho lido muitos livros e papers, dentro da sua indicação de livro já li quase todos.
Gostaria de aprofundar nos estudos sobre este tema e até fazer um doutorado neste tema.
Gostaria de saber locais onde poderia me aprofundar sobre este tema, e se precisar de ajuda estou a disposição.

Abs,

Gustavo
 
Gustavo Claudino - grclaudino@gmail.com - 28/2/2012 Votou como Muito Bom
Impressionante!!! Muito bom mesmo!! Parabéns, professor!!  
- - 24/2/2012 Votou como Muito Bom
Olá Fernando,
Você já transitou pela discussão de modelos de opções estratégicas?
Se sim, tens alguma bibliografia que possa me indicar.

Muito obrigado pela sua contribuição para o avanço do conhecimento.

Abraço.
 
Secundino Henrique Corcini - secundino.corcini@hotmail.com - 18/1/2012 Votou como Muito Bom
Olá Fernando
Enfim encontro pessoas com a mesma linha de raciocínio que a minha. Está sendo motivo de estudos na forma autodidatica o que eu chamo das principais teorias que contribuem com o modus comportamental do ser humano. São elas: Teoria das Perspectivas, Teoria das Filas, Teoria dos Jogos, Teoria das Decisões e Teoria dos Grafos, todas elas, na minha santa inocencia, sem o toda a matematicidade que se apresentam, haja vista que sendo desta forma a contribuição entendo que será mínima. Para tal já escrevi e publiquei no dia 29 de agosto de 2011 o livro volume I "Teoria dos Jogos_Vivendo e Aprendendo a Jogar - Um encaminhamento aos jogos da vida" pela Editora Infographics. Estou concluindo o volume II, "Teoria dos Jogos_Numa empresa chamada cooperativa - Um encaminhamento ao redesenho organizacional", talvez publique até o mes de junho/12 e o volume III , que provavelmente seja publicado em 2013 será "Teoria dos Jogos_Numa sociedade setorizada - Um encaminhamento à sustentabilidade global.
Sendo do seu interesse poderemos contatar mais principalmente sobre as cinco teorias que para mim entendo serem extremamente contributiva com o Ser Humano.
Parabéns pelo site. Fiquei bastante feliz quando encontrei pessoas como Vossa Senhoria.
 
José de Oliveira Filho - jofilho@infonet.com.br - 28/12/2011 Votou como Bom
Olá, Fernando. Em uma pesquisa sobre TEORIA DOS JOGOS, deparei-me com o teu site, os textos e indicações nele contidas. Foram muito importantes para a apresentação de um seminário sobre MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL E TEORIA DOS JOGOS (NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS). Estrou escrevendo um "paper" sobre o assunto, para o bacharelado em CIÊNCIAS DO ESTADO, da UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Deixo aqui o meu agradecimento pela sua generosidade em abrir esta janela temática na web de língua portuguesa. O meu perfil no Facebook é "protasio vargas". Abração.  
JOÃO PROTÁSIO FARIAS DOMINGUES - protaziusvargas@hotmail.com - 27/11/2011 Votou como Muito Bom
Olá! Estou escrevendo sobre as aplicações da Teoria dos Jogos no âmbito da economia do meio ambiente. Se tiver algum material ou puder conversar mais sobre o assunto...  
Monica - monicasilveira@oi.com.br - 25/10/2011
Gostei muito estou lendo tudo e fazendo um trabalho na minha empresa baseado na teoria dos jogos, ta sendo produtivo...  
George Ramalho - georgeramalho@ uol.com.br - 4/10/2011 Votou como Muito Bom
Olá, Fernando

Gostei muito do conteúdo do seu site, sou admirador da história de Nash... gostaria de comprar seu livro quando for publicado,acho teoria dos jogos muito interessante, embora, seja iniciante no assunto. qual nome que vai sair e quando vai estar disponivel nas livrarias?

Grande abraço!
 
Leandro - leo.px@hotmail.com - 28/8/2011 Votou como Muito Bom
Barrichelo, site com a mistura exata de criatividade, conhecimento e bom humor. Parabéns! Adorei a "Aposta de Pascal" - estou refletindo sobre o tema...  
Armando Terribili Filho - terribiliar@yahoo.com.br - 26/7/2011 Votou como Muito Bom
Olá escrevo para agradecer as matérias do seu site.
Entrei aqui porque procurei matéria parecida com o que o site contém. Tenho uma editora em Portugal – Cidade de Coimbra. Gostaria de saber se já publicou algum livro no Brasil para o comprar e conversar sobre as possibilidades de o publicar em Portugal. Este ano vou à bienal do livro no Rio de Janeiro em Setembro quem sabe se poderíamos nos conhecer? Além da editora também sou autora de alguns livros. Este ano penso criar uma Fundação com o nome Arquicidade “Refúgio dos Mestres”. A Editora será dada à Fundação. Quem sabe se poderá um dia fazer um seminário a convite da nossa Fundação? Ou um workshop por altura do lançamento do seu livro em Portugal? Vamos conversar pelo meu mail luzcompasso@gmail.com? Bem haja e até breve. Maria da Luz Pereira http://www.luz-da-vida.com.pt/
 
Maria da Luz - luzcompasso@gmail.com - 26/7/2011 Votou como Muito Bom
Sr. Barrichelo
Sou academico do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Estou desenvolvendo um trabalho(seminario) em teoria dos jogos - jogo estatico com informação incompleta
Estamos com muita dificuldade para encontrar titulos e desevolver um estudo de caso com algum exemplo de jogo.
Gostaria que se possivel informar alguns artigos e nos ajudar na escolha do Jogo. Para fazer um confontro entre empresas.

att, Leandro M.
 
Leandro Fernandes Machado - leandrof.machado@hotmail.com - 17/5/2011 Votou como Muito Bom
Olá!

Estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso em informática a respeito de teoria dos jogos com um jogo que eu tenho que implementar.
Se o senhor estiver disponível, gostaria de uma pequena ajuda pra elucidar uns pontos para criar a regra do jogo.

Obrigada
 
Noriko - flanoriko@hotmail.com - 4/4/2011 Votou como Muito Bom
Sou mestranda em ciência politica e estou pesquisando teoria dos jogos para elaboração da minha dissertação, pensando em aplicar na questão das eleições e a competiçao política por poder. Gostaria de saber se há algum paper, artigo ou obra que inicie o leitor à teoria dos jogos aplicada a ciencia política.
Valeu
Juliana
 
Juliana Meinerz - julyanna.ama@gmail.com - 25/2/2011 Votou como Muito Bom
Olá, Fernando.

Estou elaborando meu TCC e busco relacionar a Teoria dos Jogos com as teorias de cadia de suprimentos. Acabei de comprar a obra Co-opetiton indicada pelo site e acredito que irá se encaixar perfeitamente no meu tema, no entanto tenho que esperar 6 semanas para receber. Sabe onde posso consuta-la para não atrasar meu trabalho?
 
Bruno Maranhão - bruno.maranhao@hotmail.com - 25/1/2011 Votou como Muito Bom
Parabéns pela iniciativa de manter o site e disseminar conhecimento gratuitamente na internet. Boa sorte com seu livro.  
Nicholas - - 10/12/2010 Votou como Muito Bom
Olá! O Tema é apaixonante. Acredito que em futuro próximo surgirão trabalhos multidisciplinares envolvendo robótica.

Um grande abraço,
 
D J Lopes - somosluz@bol.com.br - 3/8/2010 Votou como Muito Bom
Olá Fernando,

Tenho um trabalho de Politicas Publicas para entregar no decorrer da semana e gostaria de uma ajuda sua, no que diz respeito as principais idéias da Teoria os Jogos conseguiria me ajudar?

Grata, Bruna Lima
 
Bruna Lima - mdblo@ambev.com.br - 19/5/2010 Votou como Muito Bom
Olá Fernando

Estava procurando algo na internet sobre teoria dos jogos e caí aqui...sorte a minha, pois gostei bastante do conteúdo do site. Parabéns.

Cara, estou começando a escrever meu TCC, pois me formo no fim deste ano em Comunicação Social-Relações Públicas e meu trabalho é sobre a comunicação verbal e não verbal que existe em um jogo de poker e a relação da estratégia dos jogadores com isso.
Então, gostaria de saber se você conhece algum livro ou artigo que fale específimamente da teoria dos jogos aplicada ao jogo de poker.

Mais uma vez parabéns pelo site.
Obrigado
Att,
Rodrigo Munaretto
 
Rodrigo de O. Munaretto - rodrigo.om@terra.com.br - 5/5/2010 Votou como Muito Bom
Adoro esse mundo da Teoria dos Jogos ligado a nossa vida.
Por favor se possivel enviar-me qual a relacao da teoria dos jogos com Lotto e Powerball. Obrigada pela informacao.
 
Maria Pinho - msap6@hotmail.com - 10/2/2010 Votou como Muito Bom
Gostaria de receber informações de como proceder para aprender, na prática, a aplicação sobre este assunto. Estou iniciando no tema, mas tenho interesse em aprofundar-me.

Grato
 
eduardo luiz do valles - eduardo.valles@terra.com.br - 5/1/2010 Votou como Muito Bom
 
   
     
Deixe seu comentário sobre este artigo
   
  • (atenção com maiúsculas e minúsculas)
  • Should be Empty:
   
     

Direitos Reservados Fernando Barrichelo
   
   
     
Atenção: estou convidando voluntários para uma aula-piloto presencial (em São Paulo) para explicar sobre Teoria dos Jogos e testar alguns conceitos para iniciar a compilação do meu novo livro sobre Pensamento Estratégico. Os voluntários ajudarão com feedbacks e novas idéias. Se você tem interesse, escreva para mim para saber os detalhes.