por Fernando Barrichelo
 
Quem sou eu - Fernando Barrichelo
 
Resumo
Engenheiro pela POLI-USP, fiz pós-graduação em administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Master in Business Administration (MBA) na Carnegie Mellon University, Pittsburgh, EUA. Trabalho como executivo numa empresa do serviço financeiro.

Como comecei com Teoria dos Jogos
Usei Teoria dos Jogos no MBA na aula de Experimental Approach for Business Strategy (prof. Robert Miller). Utilizávamos um software para modelar "jogos", ou seja, situações estratégicas com interações entre participantes cujos ganhos dependem das escolhas feitas pelos outros. [Ver Nota 1]

Também fui Assistente de Professor na mesma disciplina (prof. Vesna Prasnikar). Minha função era ser tutor de alunos, corrigir provas e tirar dúvidas. Ganhei o prêmio de Melhor Assistente de Professor (TA-Teacher Assistant) do MBA do ano.

Na aula de Business Strategy Project (prof. Jeffrey Willians), fiz um paper para traduzir a Teoria dos Jogos para a vida cotidiana dos gerentes de empresas ao discutir as suas limitações práticas. Foi eleito o melhor paper de estratégia do ano. O paper está disponível para download aqui.

O que faço agora
Desde lá tenho lido muitos livros, papers e sites para aprender mais e verificar como ensinar as pessoas a Teoria dos Jogos sem grande rigor matemático e voltado a aplicações empresariais. Acho que comprei tudo que existia na Amazon.

Ao escrever os textos deste site estou, simultaneamente, criando o esqueleto do livro que pretendo publicar em breve. O foco será o uso da Teoria dos Jogos como uma forma de raciocínio estratégico para o dia a dia.

Terei prazer em discutir sobre Teoria dos Jogos com aqueles que me procurarem. Para isso, basta escrever algo nos campos abaixo. Este site é feito nas minhas horas vagas, por isso não prometo responder tão rápido, mas podemos trocar idéias.
 

Este software é freeware desenvolvido pelos professores Robert Miller e Vesna Prasnikar e encontra-se no site ComLabGames. A grande vantagem é que ele cria um endereço IP e os jogadores interagem online pela internet.
 

[ Link desta página: www.teoriadosjogos.net/teoriadosjogos/list-trechos.asp?id=10 ]